terça-feira, 17 de maio de 2011

Homem sem carro

Tomei a decisão de vender o meu carro. Antes de tudo, quero deixar claro e evidente, que a decisão é estritamente baseada na opção de juntar dinheiro, para alguma coisa que eu não defini ainda. Em tempos atuais, no estágio da minha parece que estou caminhando diretamente para o fracasso. Eu nunca tinha me dado conta de quanto o carro significa para o ser social, homem, brasileiro, trabalhador. Engraçado, foram alguns comentários que ouvi de que o carro era uma conquista. E realmente foi durante os meus 26 anos de pedestre, usuário de transporte público, ciclista, eu nunca senti o conforto de chegar em algum lugar em 10 minutos.
PS: Eu moro muito perto do meu trabalho, e trabalho em horários esquisitos, e ia ao trabalho fora dos horários de pico. Era muito mais fácil de sair para qualquer lugar. Era por abominar trânsito, que nunca andava de carro nesses horários caóticos, e até me espantava, quando por descuido eu pegava trânsito, eu descobria que São Paulo de madrugada é outra, bem melhor.
Mas enfim depois de muito relutar assim como criança devolve um presente, ou a gente começa uma dieta, livrei-me do carro. Já não posso chegar no trabalho em 10 minutos. Demoro 25 minutos de ônibus ou bicicleta, e 40 minuto de metro, mas tem os apêndices desses meios de transporte, a irregularidade dos horários do ônibus, a arrumação que tenho fazer quando uso a bicicleta, e a caminhada até a estação de metro. Resumindo, antes tinha que sair 30 minutos antes, agora tenho que sair 1 hora antes do início do meu expediente.
Depois de muita análise concluí que era melhor pegar a bicicleta mesmo, eu ia perder o mesmo tempo e ia fazer exercício, além de economizar meu tempo na academia, e me ajudar a queimar umas 40o calorias. Comecei, então, vamos a bicicleta. No Brasil, é meio esquisito ser ciclista, você se sente um guerreiro templário, pois não é comum, é esquisito e, ao mesmo tempo, as pessoas olham pra você com solidariedade no olhar por fazer alguma coisa pelo trânsito de São Paulo, mas, que, ao mesmo tempo, é muito louca, porque é o trânsito de São Paulo que você enfrenta. E não tem jeito, aqui, você vai suar. São Paulo é um planalto, com um elevado no meio. A região da Paulista. Normalmente tem que subir para essa região e depois descer.
Agora muito esquisito ser o esquisito, mas tudo que leio me diz que não vale a pena:
Mas no fundo vale..... Vai ver é o contexto cultural de ser o ser social, homem, 26 anos, brasileiro, trabalhador, condiz com ter um carro, é o primeiro bem que muitos têm....
Mas no final é mais caro:
Mas como eu sou brasileiro:

Eu preciso de um carro....
Agora preciso ver como eu vou sair para encontrar alguém. As mulheres analisam um cara, entre muitos fatores, pela segurança financeira que o mesmo transparece. Bom nesse quesito, e pela ser social que aparento (sem carro), minha reputação caiu muitos pontos. Mas, enfim, não tenho condições de ter carro, só por causa das mulheres. PS: Desculpem-me, mulheres, apesar de amá-las, no momento não posso bancá-las....
Mas quem sabe, de vez e nunca, eu alugue um carro, afinal é mais barato, ou eu vá de taxi, como a Angélica, afinal também compensa. Não trabalho e nunca saio a mais de 10km da minha casa.
Carro ter.... ou não ter.... EIS A QUESTÃO........


2 comentários:

Anônimo disse...

Fiz essa opção há alguns anos (4 anos para ser mais exato) e não me arrependo dela. Nesse meio tempo, notei vantagens e desvantagens que só quem escolhe essa opção senti na pele.

Vamos a elas:

>>>Quesitos<<<


Financeiro: Vantagem

-Economizo cerca de R$ 800,00 por mês(IPVA+seguro+seguro obrigatório+gasolina+limpeza+manutenção+outras coisas que não me lembro).

Isso que não contei quem paga a prestação do carro por mês ou quem tem carros mais carros.
Carro te deixa "preguiçoso", até para ir à padaria você passa a pegar ele.


Financeiro: Desvantagem

-Nenhuma


Relacionamento afetivo: Vantagem

-Se você é do tipo "quero pegar todas", infelizmente carro é item obrigatório. Se você for “baladeiro” e tem até uns 25 anos, ainda da para disfarça, depois fica mais complicado.
-Se você é, assim como eu, do tipo que quer namorar e levar uma mulher a sério, é mais indispensável ainda. Por alguma razão, creio eu que cultural e instintiva, as mulheres são assim. E para caras como eu que pensam mais num futuro tranquilo do que no presente (vamos curtir! Zuar! A vida é curta! Sou jovem, tenho mais é que curtir!)complica bastante. Eu realmente não entendo os "porquês" delas agirem assim se o que elas querem no fundo é se sentirem protegidas, já que um cara ter uma carro não é sinônimo disso. Vocês mulhere, já pararam para analisar que a maiorias dos homens que tem carro não necessariamente tem uma vida financeira estável? Sim, não tem mesmo.
-A grande maioria que conheci, quem compra e mantém o carro deles são os país.

-Cerca de 40% deles estão devendo parcelas e vão ter que refinanciar (resumindo: vai gastar mais dinheiro que não tem=mais juros=bola de neve)

-A maioria dos homens passam a ter um carro como item obrigatório entre os 19 e 21 anos (quando não antes). Dali para frente os gastos mensais vão girar em torno de uns R$ 600,00 à R$ 1.000,00 (estou sendo legal nos números, no geral da mais). Some isso vezes 10 anos, quando ele chegará aos 30 anos e resolverá levar uma mulher mais a sério (eu sei que não são todos, mas eu faço parte desse pequeno número) para casar, juntar, amigar, enfim, ter uma vida a dois pra valer.

Vamos aos números:

Valores para 1 ano sem o carro
R$ 600.00 x 12 meses= R$ 7.200/ano

Valores para 10 anos sem carro
R$ 7.200,00 x 10 anos= R$ 72.000,00

Detalhe: Usei o valor mais baixo e ridículo possível de gastos mensais com carro sem juros.

Esse dinheiro bem aplicado (CDB, fundos de investimento, ações, imóveis, consórcios, etc.) daria juros interessantes. Até na poupança seria melhor, o que daria nesse período de 10 anos, a uma taxa de 0,6% mensal , algo em torno de R$ 105.001,81.

Essa quantia é um valor mínimo de uma pessoa. Imagina um casal que fez isso? Daria o dobro!

Comentários (reclamações na verdade) que já ouvi de mulheres por eu não ter carro:

"Carro é essencial. Não é só questão de conforto é uma necessidade".

É e não é. Se você nasceu em uma família abastada, ótimo, acho que nem vai entender esse post e nem vale a pena para você e os demais responder aqui. Para os demais 99% é necessário ter o "pé no chão". Para isso eu respondo com um questionamento: Carro é essencial ou estabilidade financeira é essencial? Carro é necessidade ou uma garantia de uma vida menos turbulenta é mais prioritário?

Anônimo disse...

"Ninguém merece um homem que não tem carro”

Confesso que quando ouvi isso, num primeiro momento, me senti mal, magoado e triste. Pensei: “Caramba é só um carro! E o que eu tenho a oferecer como homem, não conta?” Na verdade, me senti o pior cara do mundo. Isso me fez refletir bastante e hoje me posicionar de forma tranquila a respeito da situação. Vejo muitos amigos e amigas que fizerem a escolha de, no caso do homem, ficar tendo carros e mais carros, trocar pelo modelo mais novo, equipar com rodas, sons, etc. e o da mulher que optou por ficar com esse tipo de homem. Resultado disso? Ambos infelizes, salvo uns 15%, dos quais, também não posso afirmar se atingiram uma felicidade satisfatória. As pessoas são muito imediatistas, querem resultados na hora, naquele momento, com isso, se projetam a tentar “ganhar tempo”, “pegar atalhos”, “atropelar circunstâncias”, etc. Isso é mito! Não existe! O resultado disso é uma troca continua de parceiros em busca do “casal perfeito”. E com anos passando e dívidas acumulando, a coisa vai ficando pior. Não há relacionamento que resista e estatisticamente é o que mais faz terminar um relacionamento. Se ninguém merece um homem sem carro, não se esquece que 40% disso não vêm sem as dívidas. Isso vale para homens e mulheres.

“O cara que não tem carro é pobre, não se deu bem na vida, não é bem sucedido”

Novamente um equívoco e dos grandões. Eu não tenho carro e estou bem melhor financeiramente que mais da metade dos meus amigos, alguns deles até com famílias bem estruturadas financeiramente e educacionalmente. Eu nasci e fui criado em uma família de baixa renda, com poucas estruturas. Sério, a coisa era “feia”. Vejo muitos amigos, agora na casa dos 30-35 anos, desesperados para comprar uma casa, alguns já com filhos, não estando com as mulheres que gostariam, entrando em financiamentos para pagar a moradia por cerca de 30 anos e ainda pagando uma prestação de carro (fora os outros gastos!); e penso que no caso da mulher não é diferente estando nessa situação. Como dão conta? Pegam empréstimos, pedem ajuda para os pais, amigos, não saem mais para se divertir como gostariam, viajar, etc. Se estão feliz? A maioria me diz algo como: “Se eu soubesse, não teria feito isso ou aquilo...”. Na verdade sabia sim, ninguém é inocente 100%. Mais um questionamento: Será que realmente vale à pena se endividar com um carro para mostrar para sociedade que não é “pobre”, que é “bem sucedido” e chegar lá na frente a parar nessa situação citei acima? Pra mim, não. Não vai manter um relacionamento comigo por conta disso? Ótimo! Entre então para as estáticas que citei.

“Sem carro não da para viajar, ir para motel. De ônibus é o ‘Ó’!”
Mais mitos. Não só da para viajar de carro, como da para ir melhor, basta alugar um carro que sai mais barato que manter um. E mais, se fizer questão, da para alugar um carro de melhor porte que conseguiria sustentá-lo comprando. No motel da para ir de ônibus ou taxi. No caso do taxi, só vale a pena até uma 4 vezes por mês (em média). Se a namorada concordar, vai de ônibus. Outra coisa: dividam conta, ambos estão indo para se divertir, portanto, custos dividido por 2. Afinal, ela está com você por VOCÊ ou pelos seus BENS? Na dúvida, troca de namorada. Existem, apesar de poucas, mulheres mais resolvidas consigo mesmas e não carregam essa necessidade do cara ter um carro.


Coloquei só alguns pequenos pontos de um problema mais complexo. Em resumo de tudo isso, eu deixo como conselho para os mais atentos e atentas: Não vale a pena ter carro se o seu “bolso” não permite que o tenha pelos seus próprios méritos. Carro é algo que vale pena quando a soma dos seus ganhos lhe permite ter manter financeiramente+paz de espírito e mesmo assim, ainda a controvérsias. Até lá, não vale a pena a médio e longo prazo fazer disso “instrumento de status”.